RANGER OS DENTES NÃO É COISA DE BRUXA

Talvez muitos não saibam, mas ranger o dentes à noite por conta de um distúrbio do sono tem um nome: BRUXISMO.

Quem já sabia disso, não se surpreende com a palavra estranha. A surpresa é a pronúncia da palavra, que muitíssimas vezes é feita incorretamente.

O X de BRUXISMO pronuncia-se igual ao X de táxi ("brucsismo").

Bruxismo com som de CH ("Bruchismo") é referente a bruxas.

BRUXISMO (ranger os dentes) => "brucsismo"
BRUXISMO (referente a bruxas) => "bruchismo"

Comentários

  1. Uau!!!!!!!!!!!

    Essa é muito nova pra mim. Cê sabe que eu achava que deram esse nome porque antigamente qnd desconfiavam que uma mulher era uma bruxa a lançavam na fogueira, então eu imaginava que tinha algo com o ranger de dentes mencionado na Bíblia... viagem, mas tinha lógica.

    ResponderExcluir
  2. Dessa eu não sabia, embora sempre tive curiosidade sobre a origem desse nome que nos lembra a palavra "Bruxa".
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu também pensava como a Elaine rsrs

    ResponderExcluir
  4. ÔH LILI, quer dizer que ainda eu passo o diagnóstico errado para os meus pacientes... Atribuí 'bruchismos' ao invés de 'brucsismos'!!!! Ah! Ah! Ah! Essa é muito boa!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SEGUE OU SEGUEM OS ARQUIVOS?

E O QUE EU TENHO A VER/HAVER COM ISSO?*