PLURAL DE COMPOSTOS*: REGRA 1

SUBSTANTIVO, ADJETIVO E NUMERAL vão para o plural, correto? Exemplos: pedra(s), bonito(s), primeiro(s). Então, se eles estiverem numa palavra composta, vão para o plural normalmente:

SUBSTANTIVO + ADJETIVO => erva-doce / ervas-doces
SUBSTANTIVO + SUBSTANTIVO => couve-flor / couves-flores
NUMERAL + SUBSTANTIVO => quarta-feira / quartas-feiras
ADJETIVO + SUBSTANTIVO => alto-relevo / altos-relevos

Reflita sobre essa regrinha. Depois veremos as outras regrinhas de compostos.


*Tópico sugerido por Marilyn Jane

Comentários

  1. Muito Beeeeeeeeeeeeeeeemmmmmmmmmmmmmmmmmm!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Isso mto me lembrou as aulas da Fofinha!!

    ResponderExcluir
  3. E guardas-roupas, guardas-chuvas, confere? rs

    ResponderExcluir
  4. Ai q maravilha, nem deveria ter feito Letras, basta ter uma Lili em minha vida e está tudo resolvido...kkk
    E o pior é q já to esquecendo tudo amiga, continue blogando para eu relembrar..
    Eita lingua safada essa nossa lingua portuguesa, né?
    Flor do Lácio nada, tá mais pra Espinho isso sim..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SEGUE OU SEGUEM OS ARQUIVOS?

E O QUE EU TENHO A VER/HAVER COM ISSO?*