HISTÓRIA E ESTÓRIA*

Há muitas discussões sobre o uso das grafias HISTÓRIA e ESTÓRIA.
Segundo alguns dicionários e alguns professores renomados, a diferença entre elas é a seguinte:

HISTÓRIA = acontecimentos reais, dados históricos com base em documentos ou testemunhos
ESTÓRIA = narrativas imaginárias, contos, fábulas, invenções

Mas, apesar dessas definições, o uso da forma ESTÓRIA é pouco praticada (e raramente defendida) e a forma HISTÓRIA atende aos dois casos (narrativas reais ou irreais).

Dessa forma, use sempre HISTÓRIA e não vai errar.
Veja mais no link: http://materiasrepugnantes.blogspot.com/2008/05/verdadeira-histria-da-estria.html


*Tópico sugerido por Kiko Neto.

Comentários

  1. Esse pode ser um daqueles casos que quando alguém lê "Estória" já acha que tá escrito errado né? aprendi a diferença entre história e estória logo na primeira aula de história quando a professora fez questão de explicar :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comigo aconteceu a mesma coisa!Mas eu uso a Estória e História e sempre dizem que está errado, então existe a forma certa de se fazer mas não se faz pois a maioria faz o errado e não compreende!

      Excluir
  2. muito boa esta explicação aprendi desde quando minha professora me explicou, agora ela mandou pesquisar a diferença eu sabia sim mas pra ter certeza vim ver o site se estava certo e estava... por e se estivesse errado, porque eu acredito nesse site porque este site fala a verdade.

    ResponderExcluir
  3. Nossa ainda bem q eu consegui fazer essa lição...Agora eu vou ganha uma nota 10...kkk.

    ResponderExcluir
  4. E MUITO LEGAL E E IMPORTANTE TAMBEM

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto da palavra, até porque anda por aí muita história que não passa mesmo é de estória.

    ResponderExcluir
  6. Amei a explicação!

    ResponderExcluir
  7. Estória= Fato que nao acontece na vida real so na imaginaria
    Historia=Fato que acontece na vida real
    Exemplo de Estória = uma girafa voando
    Exemplo de Historia = uma girafa nao voando
    Bjs gente acho que posso ter ajudado

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SEGUE OU SEGUEM OS ARQUIVOS?

E O QUE EU TENHO A VER/HAVER COM ISSO?*